02
Rede Electrão
Rede Electrão

O Electrão continuou a trabalhar no alargamento da Rede Electrão, que cobre todo o território nacional, para facilitar cada vez mais a entrega de resíduos para reciclagem por parte das empresas e dos cidadãos. 

A rede Electrão cresceu 35% face ao ano anterior, sendo que actualmente, existe, pelo menos, um local de recolha por cada mil habitantes. Esta rede foi responsável pela recolha de mais de metade do total de resíduos recolhidos pela Associação. 

CONHECER A REDE
Tipologias de local de recolha
Quartéis de Bombeiros
441
Quartéis de Bombeiros

Os bombeiros têm um papel determinante na sociedade, mas também na protecção do ambiente. Integram a Rede Electrão como local de recolha, no contexto da campanha Quartel Electrão, e estão entre os parceiros de referência para promoção da sensibilização e separação e correcto encaminhamento de resíduos junto da população.

Escolas
930
Escolas

A sensibilização dos mais jovens e a promoção junto destes de comportamentos ambientalmente sustentáveis tem sido um dos principais vectores promovidos pelo Electrão. Por essa razão, as escolas integram a rede de recolha, oferecendo a toda a comunidade escolar um serviço de proximidade para a entrega de resíduos.

Distribuição
998
Distribuição

Quando adquirimos equipamentos novos, temos como opção entregar o nosso equipamento usado ao vendedor na troca do novo. Estes resíduos são entregues ao Electrão pelos Distribuidores que integram a rede Electrão e que contribuem assim para os desígnios do sistema de gestão de resíduos.

Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos
287
Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos

Os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU’s) são agentes estruturais no desenvolvimento do sistema de gestão de resíduos nacional. São parceiros da rede Electrão para a recepção de resíduos, e desempenham um papel fundamental na ligação ao consumidor/público em geral e num serviço de proximidade para a recolha de resíduos.

Centros de Recepção
5
Centros de Recepção

Os operadores de gestão de resíduos licenciados para a recepção de resíduos integram a rede Electrão e são promotores da entrega de resíduos no sistema provenientes de empresas, indústrias e o mais diverso tipo de entidades. Além de serem locais de recolha, estes parceiros têm outra função, desempenhando ainda o papel de preparação dos resíduos para reciclagem.

Outros
8 844
Outros

Parceiros Operacionais

Os resíduos foram encaminhados para parceiros operacionais que asseguraram o transporte, triagem e tratamento dos equipamentos eléctricos usados.

Operadores de Transporte e Logística
52
Operadores de Transporte e Logística

Os resíduos recolhidos na Rede Electrão são encaminhados através de operadores de transporte.

Centros de Recepção
5
Centros de Recepção

Depois do transporte, os resíduos chegam aos Centros de Recepção, que são operadores de gestão de resíduos licenciados, e que promovem a separação e triagem destes, de acordo com a sua tipologia, preparando-os para a fase do tratamento e reciclagem.

Operadores de Tratamento
23
Operadores de Tratamento

Equipados com tecnologias que permitem efectuar o tratamento de resíduos reduzindo o seu impacto ambiental, com a separação das substâncias perigosas e com recuperação dos materiais para reciclagem, os operadores de tratamento são um dos elementos chave no sistema de gestão de resíduos e no seu desempenho.


Números do serviço de recolha Electrão em 2023
Nº PEDIDOS DE RECOLHA
10 231
Nº PEDIDOS DE RECOLHA
Nº DE RECOLHAS DE RESÍDUOS EFECTUADAS NA REDE ELECTRÃO
15 183
Nº DE RECOLHAS DE RESÍDUOS EFECTUADAS NA REDE ELECTRÃO
QUANTIDADE MÉDIA DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS POR RECOLHA
0,8ton
QUANTIDADE MÉDIA DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS POR RECOLHA
Nº DE LOCAIS DE RECOLHA QUE ENTREGARAM RESÍDUOS
9 000
Nº DE LOCAIS DE RECOLHA QUE ENTREGARAM RESÍDUOS
PRAZO MÉDIO DE RECOLHAS
PRAZO MÉDIO DE RECOLHAS
Evolução da rede Electrão
Recolha Porta-a-Porta
Campanha de recolha
Recolha Porta-a-Porta

O Porta-a-Porta consiste na recolha, em casa e de forma gratuita, de equipamentos eléctricos volumosos usados, aos quais é possível juntar pequenos equipamentos e pilhas. Este projecto contribui para aumentar os níveis de reciclagem das várias tipologias de equipamentos, travar a tendência de acumulação, combater o mercado paralelo e garantir a protecção da saúde humana e do ambiente.

SABER MAIS
Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.